Fone De Ouvido Caseiro

Feito por: Maria Fernanda Amaral, Nina Berakha, Pedro Riva e Renata Uvo

Introdução da construção do fone

Os fones de ouvido atualmente são extremamente utilizados por jovens de todo o mundo e permitem que as pessoas tenham suas particularidades musicais, neste tutorial será ensinado de que forma você poderá montar a estrutura de seu próprio fone de ouvido de maneira mais simples e rápida. Este tutorial ensinará a realizar apenas a estrutura mais básica do fone, mas é possível aperfeiçoá-la para ter um resultado mais semelhante a de fones convencionais.

O aparelho construído durante o experimento, apesar de aparentar um árduo processo de funcionamento físico, constitui-se por correntes elétricas geradas a partir da bobina realizada por espiras de fio de cobre. Segundo convenções físicas testadas em realidade durante o projeto, quanto maior o número de voltas deste fio, o resultado do som gerado se amplifica, devido à corrente elétrica transmitida pelo fio encapado. Desta forma, nota-se a importância da soldagem, a qual efetiva o processo de transmissão elétrica para que, evidentemente, concretize-se a passagem de som do aparelho eletrônico conectado à bobina.

Ademais, destaca-se a notável semelhança na construção manual do fone de ouvido em questão, o qual apesar de não obter uma aplicação prática no dia-a-dia, representa o passo-a-passo industrial, desprovido de atuações manuais, pelo qual quaisquer montagens de aparelhos eletrônicos plugados em dispositivos para transmissão de ondas sonoras passam por.

Para montar o seu fone você precisará de:

2 metros de fio de cobre esmaltado AwG 28

1 folha de papel sulfite A4

1 imã de neodímio 50 cm de fio elétrico preto

50 cm de fio elétrico vermelho

1 conector P2 estéreo

Ferramentas que serão utilizadas para auxiliar no processo:

Ferro de solda

Estanho para solda

Alicate de corte

Fita crepe

Tesoura Fita métrica

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: 1° Passo

Inicialmente, separe os materiais necessários para o experimento,certifique-se que as medidas foram tiradas corretamente do fio de cobre e do fio elétrico para garantir que o experimento dê certo, corte ambos com o alicate de corte e efetue as medidas com a fita métrica, em seguida corte uma folha de papel sulfite em forma de um quadrado 10X10, não descarte o restante da folha pois ela será necessária ao fim do experimento.

Dica: Quando for cortar o fio de cobre, corte um pouco mais que o necessário, 2 metros e 10 centímetros por exemplo, para garantir que o comprimento esteja certo e não falte fio na execução do experimento.

Step 2: 2º Passo

Para construir a bobina do experimento pegue o fio de cobre e enrole ele em forma de espiral circular deixando duas pontas de aproximadamente 7 cm para fora, uma no começo, antes de começar a enrolar e outra no final. De preferência, faça as voltas próximas umas das outras, sem deixar muito espaço entre elas, para que o som fique mais audível ao final do experimento. A espiral deve ser feita de um tamanho que a estrutura final possa caber no pedaço de papel sulfite.

Dica: Se enrolar o fio de cobre estiver muito difícil, corte alguns pedaços de fita adesiva e junte eles com a parte adesiva virada para cima, em seguida, apoie o fio de cobre na superfície de grude da fita, e enrole com mais facilidade.

Step 3: 3º Passo

Quando a espiral estiver pronta, apoie em cima do papel sulfite, deixando as duas pontas do lado de fora e grude a estrutura no papel com fita adesiva (caso tenha optado por usar a dica da fita crepe, apenas junte ela com o papel sulfite e feche, caso contrário, corte outro pedaço de folha sulfite 10X10 e tampe a espiral selando com a fita crepe). Para que a espiral não se mexa, cubra a folha inteira com a fita, até que o fio de cobre fique firme. NÃO ESQUEÇA de deixar as duas pontas para FORA do papel, para que elas sejam juntadas com a outra parte do experimento.

Step 4: 4°passo

Pegue as duas pontas de fio de cobre que ficaram para fora e lixe com cuidado, segurando firme para que o fio enrolado não saia do lugar e nem se mova, verifique se os dois estão com o mesmo tamanho, se não estiverem, corte com o alicate, mas não deixe que o fio fique muito curto pois ele será soldado futuramente, lixe aproximadamente 2 cm das pontas até que essas pontas fiquem mais esbranquiçadas.

Dica: Nesta etapa faça com a ajuda de um colega, sendo um segurando firme os fios no lugar e o outro lixando as pontas do fio de cobre

Step 5: 5° Passo

Desencape todas as extremidades/pontas (aproximadamente 2 cm) dos fios elétricos, vermelho e o preto, utilizando um estilete ou desencapador. Depois, aguarde o aparelho de soldar esquentar, após ligá-lo, para que se possa juntar as extremidades dos fios desencapadas com o conector, desmonte o conector (rosqueando) e respectivamente em cada buraco presente na parte metálica do conector. O processo de soldagem será realizado através do derretimento, pelo calor, do metal Estanho. Após um curto período de tempo, variando de segundos a até um minuto, o metal esfriará automaticamente e sua soldagem terá sido realizada com sucesso.

Dica: Realize com cuidado este procedimento para não soldar demais e acumular solda e não conseguir encaixar no conector, verifique se o que foi soldado é possível de ser encaixado no conector.

Step 6: 6° Passo

Após realizar o processo de soldagem com as extremidades dos fios desencapados com a parte metálica do conector, repita o processo para soldar, desta vez, as pontas de fio de cobre deixados para fora e utilizados na montagem da bobina, lixados, com as outras duas extremidades dos fios desencapados. Após o resfriamento do metal derretido com o ferro de solda, certifique-se, em ambos os casos de soldagem, se os aparelhos estão realmente presos. Cuidado, nesta parte da montagem, não force demais para não romper a junção.

Step 7: 7° Passo

Ao concluir, para que o fone de ouvido finalmente possa ser testado em sua funcionalidade, certifique-se de que haja dois pedaços de ímãs disponíveis para uso. Desta forma, posicione-os um de cada lado da bobina, deixando com que se juntem, aproxime a bobina a sua orelha, dê preferência para o posicionamento dos imãs no centro da espiral da bobina, ou seja, onde deu-se início ao processo de enrolar o fio de cobre. Encaixe o conector no dispositivo eletrônico e teste algum som (música ou vídeo). Aproxime a bobina do ouvido e analise se sai algum som.

Dica: Ao movimentar simultaneamente os pedaços de ímã pela bobina, nota-se a alteração no volume de som emitido. Quanto mais afastá-los do centro da bobina constituído pelo início das voltas de fio de cobre, as ondas sonoras se reduzem e, portanto, nota-se um volume mais baixo.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions