Fone De Ouvido Confortável E Estiloso

Introduction: Fone De Ouvido Confortável E Estiloso

Aprenda como montar seu próprio fone de ouvido super estiloso e confortável nas instruções abaixo. Mas antes disso entenda quais são os conceitos da física fundamentais para a construção e funcionamento desse objeto tão presente no dia a dia das pessoas.

Como as vibrações sonoras são emitidas do celular até o fone? A parte do fone que fica na orelha é composta principalmente por uma bobina e por um ímã, responsáveis pelas emissões das vibrações sonoras. O fio elétrico transmite uma corrente elétrica até a bobina que repele e atrai rapidamente o imã, que é gerador de um campo magnético. Repelindo e atraindo o imã, o ar ao redor da bobina é movimentado, emitindo as ondas sonoras. Quanto mais espiras tiver a bobina mais alto será o som.

Agora que você entendeu como funciona um fone de ouvido, siga as instruções abaixo e construa o seu próprio!

Supplies:

Lista de materiais:

  • Faixa de cabeça
  • 2m de fio de cobre esmaltado
  • 50 cm de fio elétrico preto 2x
  • 50 cm de fio elétrico vermelho 2x
  • Conector P2 estéreo
  • Imã de neodímio

Ferramentas necessárias:

  • Ferro de solda
  • Estanho para solda
  • Alicate de corte
  • Fita isolante
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Alicate
  • Lixa
  • Fita crepe

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Cortar Os Fios Elétricos

Para começar, será necessário cortar com um alicate o fio elétrico vermelho de 1 metro em dois pedaços de 50 centímetros. Repita o mesmo processo para o fio elétrico preto.

Observação: quando for cortar o fio de onde ele estiver preso, corte dois centímetros a mais para facilitar na hora de cortar em dois pedaços, pois assim é mais fácil acertar o tamanho.

Step 2: Cortar a Extremidade Da Capa Isolante Dos Fios

Depois de cortar os fios elétricos em quatro pedaços, pegue o mesmo alicate usado para o primeiro corte e gentilmente corte as duas extremidade da capa isolante de cada fio, tanto os vermelhos quanto os pretos.

Observação: O importante nessa parte é fazer com delicadeza pois só queremos tirar a capa do fio e não a parte elétrica.

Step 3: Lixar As Extremidades Dos Fios Elétricos

Com as pontas dos cabos desencapadas, será necessário lixa-las pois a ponta dos cabos contêm esmalte, que pode atrapalhar um pouco na hora de fazer a soldagem. A ponta deve ser lixada até apresentar uma coloração diferente da do começo do fio desencapado.

Observação: Na hora de lixar a ponta dos cabos, deixe um pedaço (o mais longe da extremidade) sem lixar para comparar as colorações.

Step 4: Soldar Os Fios Ao Conector P2 Estéreo

Com todos os cabos lixados, pegue o conector P2 estéreo e abra-o. Para o fazer é necessário desrosquear a parte preta. Agora separe os dois fios pretos e pegue os vermelhos. Cada fio vermelho vai ser soldado cada um de um lado como na imagem dois, um do lado “L” e outro do lado “R”. Já o fio preto cada um irá de um lado da “Terra”, como mostrado no desenho.

Para soldar é muito fácil, as únicas coisas necessárias são ferro de solda e estanho de solda. Corte um pedaço de ferro de solda e aproxime da parte que deseja soldar, quando estiver certo do lugar, aproxime o estanho de solda, ele irá derreter o ferro e “grudar” a parte. Abaixo segue um vídeo de exemplo, só é necessário assistir aos minutos 10:58 até 11:12.

Observação: O vídeo acima apenas mostra como usar a solda, não mostra o que estamos fazendo. Talvez seja bom fazer o procedimento com a ajuda de outra pessoa.

Step 5: Montar As Bobinas

Agora é preciso montar as bobinas. Para isso, é preciso cortar 1 metro de fio de cobre e o enrolar em espiras, como mostra a foto ao lado. Antes de começar, porém, deixe 10 cm de fio de cobre na extremidade inicial para que depois essa possa ser soldada com o fio elétrico. No final, também é preciso deixar 10 cm do fio sobrando. Como são duas bobinas, faça o procedimento duas vezes.

Observação: para facilitar o trabalho faça a bobina em cima de pedaços de fita crepe. Assim, o fio ficará mais firme sobre a superfície e mais fácil será para enrolá-lo. Não tente tirar a bobina da fita, ela vai desmontar inteira!!!

Step 6: Embrulhar As Bobinas

Depois das bobinas prontas, embrulhe-a na fita crepe que restou ao redor, assim ela ficará protegida.

Observação: embrulhe somente com uma camada de fita, corte o que restar quando chegar na extremidade da última espira para que não haja uma quantidade exagerada de fita crepe.

Step 7: ​Lixar As Extremidades Das Bobinas

Para que a bobina possa ser soldada as pontas soltas dos fios elétricos pretos e vermelhos, as duas pontas anteriormente reservadas para fora do “embrulho” precisam ser lixadas, pois como já foi dito antes, os fios, tanto de cobre como o elétrico, contém esmalte que pode atrapalhar na hora da soldagem.

Step 8: ​Soldar As Bobinas Aos Fios Elétricos

Com a ponta da bobina já lixada, está na hora de soldar a bobina com as pontas restantes dos fios elétricos pretos e vermelhos, as pontas dos fios elétricos tem diversos mini fios, e para uni-los é preciso torcê los, porque só assim será possível de solda los a ponta da bobina. Com a ponta da bobina lixada e as pontas dos fios elétricos enrolados a única coisa que falta é soldar. Depois de soldar, passe um fio isolante na região de encontro do fio de cobre e do fio elétrico.

Step 9: Colar O Imã Na Bobina

Com as duas bobinas prontas e conectadas ao fio elétrico, está na hora de colocar os ímãs de neodímio. Com uma cola universal grude o imã no centro da bobina (em cima da fita crepe já embrulhada).

Observação: é muito importante que o ímã fique bem centralizado para que o som tenha boa qualidade.

Step 10: ​Prender As Bobinas Na Faixa

Para finalizar, só falta prender as duas bobinas na faixa. Para isso, utilize cola quente. O ímã deve ficar virado para o lado da faixa para não incomodar a orelha.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Magnets Challenge

      Magnets Challenge
    • Raspberry Pi Contest 2020

      Raspberry Pi Contest 2020
    • Wearables Contest

      Wearables Contest

    Discussions