Microgerador Híbrido Solar-Eólico

Esta atividade tem por objetivo unir dois mecanismos de geração de energia elétrica (caracterizando assim uma geração híbrida) desenvolvendo um meio alternativo de geração de energia elétrica sustentável. As matrizes renováveis de energia escolhidas foram eólica e fotovoltaica que podem ser aplicadas ao carregamento de equipamentos eletrônicos (celulares, tablets, etc...) de modo simples e eficaz, colocando em pratica os conhecimentos adquiridos em sala de aula e laboratório, utilizando quando possível materiais reciclados para tornar a confecção do projeto acessível.

Orientadora: Leny Medeiros Silva

Turma: 1ELE35B

Integrantes:

Aline Silva Lima - 20171106576

Isabela Campos Amaral de Aguiar - 20151113543

Thiago da Silva - 20151108560

Step 1: Projeto Em Funcionamento

Step 2: Projeto Elétrico Do Protótipo

Materiais Utilizados

· 3 Reguladores de Tensão 7805

· 1 CI LM324

· 2 resistores de 4.7 k Ohms

· 1 Resistor de 10 K Ohms

· 4 diodos

· 1 placa fotovoltaica

· 1 fan de gabinete de computador (cooler)

· 1 placa de fenolite ilhada

· 1 conector fêmea USB

· 1 chave seletora de 3 posições

· 1 suporte para o projeto

Step 3: Fonte Eólica

Para carregar o celular com energia eólica, na posição 1 da chave seletora, é utilizado uma fan de gabinete de computador, que produz tensão alternada de aproximadamente 10 volts, essa tensão é retificada por uma ponte retificadora de onda completa e entra no regulador de tenção 7805, que garante a saída de 5 volts necessária para carregar o celular.

Step 4: Fonte Solar

Na opção solar, posição 2 da chave, utiliza-se uma placa fotovoltaica de 12 volts. A placa fotovoltaica é um módulo utilizado para converter a energia solar em energia elétrica, Essa placa cria uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou não) e envia também para a entrada do regulador de tensão 7805, este por sua vez alimentado, garante uma saída de 5 volts. É importante ressaltar que a placa solar não necessita de incidência direta da luz, embora desse modo obtém-se um melhor rendimento do painel.

Step 5: Ambas Fontes

Na posição 3 da chave, o projeto funciona utilizando as duas fontes simultaneamente. É utilizado um regulador de tensão 7805 para cada fonte. Os sinais entram no pino 1 e, ao sair do regulador, passam por um resistor de 4.7 k Ohms cada e entram no CI somador LM324, que é responsável por somar os sinais e dividir por dois, garantindo assim que se uma das fontes parar de funcionar, o sinal gerado não será o suficiente para alimentar o regulador incumbido de alimentar o celular.

Share

    Recommendations

    • Big and Small Contest

      Big and Small Contest
    • PCB Contest

      PCB Contest
    • Make it Glow Contest 2018

      Make it Glow Contest 2018

    Discussions