Transmissão De Energia Sem Fio

Apresentação

Os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Gracinha optaram por construir entre três experimentos, nos quais todos fazem referência ao tema estudado no 4° bimestre: domínios magnéticos.

Nosso grupo optou por fazer o experimento de transmissão de energia sem fio, baseado nos conceitos de domínios magnéticos, campo magnético e corrente elétrica estudados em física. A transmissão de energia sem fio pode ser realizada e aplicada por conta do campo magnético que a bobina colada na placa de madeira fornece. Isto ocorre por conta de estar ligada à uma bateria, no caso do nosso experimento, a pilha. Com a energia fluindo nos fios de cobre e chegando na bobina, cria-se o campo magnético já citado, e assim, é possível, produzir uma energia sustentável sem o uso de fios.

Nos dias atuais é possível ver esse tipo de energia funcionando em objetos básicos que nem pensamos como é seu funcionamento, como por exemplo, o Wifi ou até mesmo o Bluetooth do nosso aparelho celular.

Agora convidamos vocês a experimentar a construção de um sistema de transmissão de energia sem fio. Boa sorte!

Supplies:

Materiais e ferramentas necessários:

- 5,5m de fio de cobre

- 1 Interruptor

-1 Porta pilha AA de uma pilha só

- 1 Pilha AA de 1,5V

- 1 Resistor de 220Ω

- 1 Transistor NPN BC549 ou semelhante

- 1 LED 5mm (qualquer cor)

- 1 Pedaço de madeira para base da bobina primária

- Ferro de solda

- Estanho para solda

- Alicate de corte

- Fita isolante

- Cola quente

- Super Bonder

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Produção Das Bobinas

Primeiro, faça duas bobinas (uma que ficará presa ao LED e a outra que será a bobina-base) usando o fio de cobre esmaltado.

Para a bobina da base: Faça uma bobina de 20 voltas separando-as com uma sobra de fio de cobre, fazendo com que ela fique com 10 voltas em cada lado. Prenda o fio de cobre com fita isolante para que a bobina não se solte e lixe as pontas do fio e da sobra.

Para a bobina do LED: Construa uma bobina de 20 voltas, deixando-a com as duas pontas do fio de cobre esmaltado para fora. Lixe as pontas do fio e depois solde-as com cada uma das pontas do LED.

Step 2: Soldagem Dos Componentes

Após a produção das bobinas, pegue o interruptor e solde com o fio preto que está ligado com a base da pilha. Depois pegue mais um pedaço de fio preto e solde na outra parte do interruptor e em uma das pernas do transistor. Em seguida, solde uma das pontas da bobina em uma das pernas do transistor. Na terceira e última perna, solde uma das pontas do resistor e na outra ponta dele, solde com a outra ponta da mesma bobina. Por último, pegue a sobra da bobina que já foi soldada anteriormente e solde mais uma vez com o fio vermelho.

Step 3: Processo De Colagem

Cole o sistema com cola quente e super-bonder nos lugares devidos de um pedaço de madeira e ligue o interruptor. Junte a bobina que está conectada ao LED na bobina que foi colada e veja se o LED está acendendo.

Step 4: Vídeo Tutorial:

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions