Tutorial Energia Sem Fio

No final de 2018, a Samsung criou um celular capaz de carregar outro da mesma linha sem estarem conectados a um fio carregador. Basta colocar um em cima do outro e o aparelho será carregado, passando bateria de um para o outro. Com o intuito de entender como funciona essa nova tecnologia, o grupo realizou um experimento de indução elétrica, que possui o mesmo princípio de funcionamento dessa linha de celulares e outros produtos semelhantes.

No experimento utilizamos uma pilha que vai gerar corrente elétrica e essa corrente vai ser transmitida pelo circuito até chegar na bobina de 20 voltas. A bobina, recebendo corrente elétrica, gera um campo magnético. Quando aproxima-se o receptor, que nada mais é que outra bobina de 20 voltas conectada a um led, está, sofre influência do campo magnético e transforma essa corrente em energia, observando isso pelo led que se acende.

CUIDADO: A soldagem será realizada em todo o experimento e é necessário que haja muito cuidado, pois a solda queima e pode trazer ferimentos. Primeiramente, deve-se esperar ela esquentar e depois que esquentar coloque o estanho na ponta do soldador e passe no material que será soldado. Quando o estanho derreter vai fazer com que as duas partes que você quer soldar se juntem, porém ele demora um pouco para secar então logo após isso, assopre a solda e ela estará pronta. Lembre-se de limpar a ponta do soldador na esponja, que vai ajudar a retirar o estanho derretido que continuo preso. Para facilitar o processo ,se possível, peça ajuda a um instrutor que te ajudará com essa parte mais cuidadosa do projeto.

Supplies:

1 Resistor de 220 Ohms

1 Transistor NPC BC549 ou semelhante

1 Porta pilha AA de uma pilha só

1 Led de 5mm de qualquer cor 2x

3 Metros de Fio de cobre esmaltado

1 Placa de madeira para a base

1 Pilha AA 1 Interruptor (botão liga/desliga)

Objeto que tenha 10cm de circunferencia

Ferramentas necessárias:

Ferro de solda

Estanho para solda

Fita crepe ou Fita isolante

Alicate de corte

Cola quente

Desencapador de fio

Papel lixa

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Construção Da Bobina 1 (com Led)

Corte 1,5m de fio de cobre e enrole-o em um objeto cilíndrico em que o fio consiga dar pelo menos 20 voltas. Deixe as pontas mais longas para serem conectadas depois. Tire as voltas do objeto cilíndrico sem desmontar seu formato, segure-a firme. Prenda as espiras (voltas com o fio de cobre) com quatro pequenos pedaços de fita isolante. Lixe as pontas dos fios até que fiquem prateados para tirar seu esmalte e fazer a solda. Deixe o equipamento de solda esquentando, após esquentar ligue as pontas da bobina com as pontas da luz de led.

Step 2: Construção Da Bobina 2

Corte novamente 1,5m de fio de cobre e faça outra bobina. Dê 10 voltas no mesmo objeto cilíndrico e, na décima primeira, faça uma dobra com metade do tamanho de seu dedo indicador no fio. Pegue os fios, em formato de U e gire-os, para que fique do lado externo da bobina uma parte do fio enrolada formando uma volta de fio de cobre na ponta. Após realizar o processo na décima primeira volta, dê mais 10 voltas no objeto cilíndrico e tire o fio do cilindro com cuidado e sem deixar seu formato se desfazer (lembre-se de deixar as pontas longas e sem esmalte). Prenda a bobina com fita isolante para que ela fique fixa.

Step 3: Soldar, Desencapar Os Fios E Ligar Ao Interruptor

Cuidado novamente ao usar a solda. Deixe o equipamente esquentando. Conecte então o suporte de pilha com um fio de capa vermelha (5cm) em uma das pontas do interruptor de liga/desliga. Para isso será necessário desencapar o fio com o desencapador de fios. Solde a outra ponta do interruptor em outro fio vermelho (8cm) também desencapado. Solde a ponta livre do fio vermelho na parte externa da bobina 1 que tem uma espira para fora. Lembre-se de lixar esta parte da bobina antes do processo.

Step 4: Conectar Fio De Capa Preta

Conecte o fio de capa preta (10cm) no outro lado do suporte de pilhas.

Lembre-se: Fio de capa preta: Negativo

Fio de capa vermelha: Positivo

Step 5: Soldar O Resistor E O Transistor No Sistema

Solde a ponta do meio do transistor em uma das pontas do resistor. Solde então o resistor a uma das pontas da bobina. Solde então a ponta do fio preto na segunda ponta do transistor e a outra ponta da bobina com a terceira ponta do resistor.

Step 6: Colar O Sistema Na Madeira

Separe uma placa de madeira (MDF) e cole com cola quente o sistema montado em cima deste pedaço. Tome cuidado para que nenhuma das soldas expostas se toquem para que funcione direito. Você pode tentar colocar o suporte da pilha e o interruptor em uma das laterais da madeira e posicionar a bobina no meio, para que veja melhor o circuito feito, e aumentar a funcionalidade do experimento.



Lembre-se: Não é necessário colar os fios, colando apenas o suporte da pilha e partes das fitas isolantes da bobina ja será o suficiente pera prender o sistema na placa.

Step 7: Vendo O Resultado

Para testar se funcionou, basta clicar no lado pra ligar do interruptor e colocar a bobina 1 (com led) em cima da bobina 2, tente colocar uma em cima da outra, se não acender o led, tente virar o lado da bobina 1.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions