Tutorial Fone De Ouvido

Esse tutorial fornece as informações para fazer um fone de ouvido caseiro com etapas simples. Este fone foi feito com materiais encontrados facilmente e acessíveis, como o papel sulfite, fita crepe e entre outros. O tutorial esta repleto de dicas e separados em etapas bem explicadas juntamente com o video publicado. Além disso, o tutorial é ainda mais aprofundado do que somente o principio, é possível fazer dois fones conectados criando assim um headphone.

O fio de cobre envolto em forma de espiral (espiras) cria uma bobina (solenóide). A partir do momento que o celular envia correntes elétricas pelo plug P2, essa corrente é transportada através do fio encapado até o condutor que está coberta pelo papel sulfite e fita crepe. Ao conectar a corrente elétrica do celular com a bobina e o ímã a interação desses elementos cria atração e repulsão do ímã com o campo magnético gerado pela bobina criando ondas sonoras. Em suma, a corrente elétrica distribuída a partir do celular, gera um campo magnético da bobina que quando aproximada ao ímã, gera onda sonora através de atração e repulsão do ímã com o campo.

O fone pode ser usado de várias formas, mas principalmente para escutar música em casa, no seu caminho para a escola ou trabalho ou ouvir um podcast.

Supplies:

2x Metros de fio de cobre esmaltado AwG 28

Folha de papel sulfite

4 Ímãs de neodímio

100 cm de fio elétrico encapado preto

100 cm de fio elétrico encapado vermelho

1x Conector P2 estéreo

Lixa

Material para solda

Fita crepe

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Step 1: Preparando a Espiral

Separe aproximadamente um metro de fio de cobre esmaltado AWG 28 e enrole ele em forma de espiral. Em seguida coloque-o em cima da fita crepe, como um suporte. Esse suporte é construído como uma “caminha”. Faça quantas voltas (ou quantas espiras) for necessário, lembrando-o que o número de voltas influência no volume do fone de ouvido. Quanto mais voltas, mais alto o volume será. No manuseio do fio, não se esqueça de deixar duas pontas soltas e lixe-as bem para que sejam conectadas com os fios elétricos.

Ao terminar a espiral, já posicionada na fita, coloque papel sulfite do outro lado, sem cobrir as pontas separadas Também é possível enrolá-lo somente com as mãos, mas o auxílio da fita torna o montagem mais fácil. Para lixar as pontas use uma lixa e para checar se está bem lixado é só observar a cor rosa e um certo brilho nas pontas, após esse processo.

Step 2: Conectar Os Fios Com As Pontas

Antes, é necessário desencapar as duas pontas de ambos os fios elétricos. Para desencapar, use um alicate e escolha uma parte da ponta. Dê pequenos cortes nas pontas até que seja possível retirar a capa do fio com a própria unha. Conecte as pontas lixadas do fio de cobre enrolando-as com as outras pontas desencapadas.

Quando o processo for terminado, solde a conexão, usando os materiais para solda. Pegue o ferro de solda, coloque-o em cima das pontas enroladas e em seguida encoste o estanho. Nesse momento, a solda está feita e espere esfriar. Repita a solda com os dois fios.

Step 3: Soldar Os Fios Com O Conector P2 Estéreo

Após soldar a espiral e os fios, pegue o conector, separe a parte de plástico (proteção) e a parte de metal. Passe os fios pela parte de plástico, só será soldado a parte de metal e os fios.

Quando desenroscar o conector, a parte de metal é composta por duas hastes e um corpo. O fio vermelho será posicionado na parte de cima (as hastes) do conector enquanto o fio preto na parte de baixo (o corpo mencionado acima). Ao terminar a soldagem, enrosque novamente as duas partes antes separadas.

Step 4: Aproveite Seu Fone De Ouvido

Antes do uso do fone de ouvido, não se esqueça de usar um imã para que possa ouvir o som. Prontinho, seu fone de ouvido está pronto para o uso. Aproveite!

Step 5: Criando Um Novo Fone De Ouvido (opcional)

Ao seguir o passo a passo para a construção do fone, repita o procedimento para obter o segundo fone de ouvido. Esse segundo fone de ouvido será conectado com o primeiro e soldado no mesmo conector P2 estéreo. Na hora da soldagem, ambos os fios pretos ficam juntos na mesma posição (na parte de baixo- o corpo), enquanto o outro fio vermelho fica posicionado na haste do outro lado.

Com os dois fones concluídos, pegue um headphone quebrado ou velho e instale os dois novos dispositivos construídos no alto falante do fone do headphone, adicionando o ímã primeiro e depois o dispositivo desenvolvido. Pronto, o sua outra metade do par de fone de ouvido está finalizado!

Be the First to Share

    Recommendations

    • Instrument Contest

      Instrument Contest
    • Make it Glow Contest

      Make it Glow Contest
    • STEM Contest

      STEM Contest

    Discussions