Introduction: Verticanteiro E Jardinela

About: I am a teacher and administrator, though not I exercise such activities. I work as a civil servant in CEDAE - the sanitation company in Rio de Janeiro. I like to create using scrap, disseminate, and improve my…

Estou desenvolvendo suportes verticais para plantar temperos, verduras e legumes orgânicos usando pouquíssimos recursos. Essas hortinhas verticais são uma tendência divulgada a partir de 2007 pelo Mestre Willem Van Cotthem, de Ghent na Bélgica, reciclando constantemente a irrigação por gotejamento e reutilizando embalagens a técnica é mais impactante que a reciclagem. Por isso resolvi aperfeiçoar, focando nas embalagens que os catadores não recolhem. Por enquanto vou adicionando mais histórias em forma de fotos. Já funcionam, mas ainda não ficaram bonitas, por isso preciso que vocês também façam hortas upcycle ajudem a aperfeiçoar o processo. Aprecie o relatório fotográfico abaixo.

Step 1: Berçários.

Chamamos de berçários as estruturas onde germinamos as sementes. São as que precisam de mais sombra e água fresca. Sugerimos que fiquem no 'andar' mais baixo.

Step 2: Apartamentos.

São os verticanteiros. Devem ter 4 a 6 jarros, sendo que o primeiro e o último não abrigam plantas, só a mistura de terra (solo úmido peneirado, três partes); celulose (serragem, folhas secas ou papel picado, duas partes) e húmus de minhoca (uma parte). A estrutura com os drenos, amarrações e garrafas podem ser reaproveitadas em novos jarros.

Step 3: Condomínios.

Esses são os fatores críticos para os verticanteiros funcionarem. Amarrações firmes, sementes novas e selecionadas, atenção a pragas e vetores de doenças, atenção ao que ocorre na composteira e no minhocário, admirar o que se vê além do que se come. Grato por ajudarem a fazer jardineiras mais belas.