Introduction: Fix Bricked Intel Edison - Linux Corrompido

Segundo o Tecmundo, O “brick” é um defeito ou problema no funcionamento do aparelho (nesse caso, a Intel Edison), gerado por um erro do próprio dono. Com isso, ele trava e não desempenha nenhuma função, tornando-se um mero “peso de papel”.

fonte: http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/23831-voce-sab...

Por se tratar de uma placa de desenvolvimento, existem infinitas maneiras de "brickar" sua Intel edison,
seja por uma imagem Linux ou uma biblioteca incompatível, alterações no sistema, etc.

Se você está lendo este tutorial, significa que este não é o seu primeiro contato
com a Intel Edison, caso contrario, não deixe de ler o exelente artigo do Embarcados e aprenda os primeiros passos com a Intel edison. http://www.embarcados.com.br/intel-edison-linux-d...

Espero que você nunca precise executar os passos deste tutorial, mas... caso sua Intel Edison esteja "Brickada" ou você deseja retornar a placa ao seu estado inicial (como se estivesse acabado de sair da caixa), siga os passos a seguir.

Step 1: Flash Tool Lite

Baixe a imagem mais recente do Yocto: https://software.intel.com/en-us/iot/hardware/edi...

Baixe e instale o Flash Tool Lite
http://downloadmirror.intel.com/25384/eng/PhoneFl...

Atravé do (Intel) Phone Flash Tool:
Selecione a Imagem que você acabou de baixar (compactado mesmo) clicando em "Browse..."

aguarde o arquivo ser descompactado e então clique em "Start to flash"

Será solicitado que você desconecte e reconecte os cabos USB, se os cabos já estiverem conectados, basta apertar o botão reset da placa que resolve.

Aguarde, esse processo pode demorar mais de 3 minutos.

No final do processo... Curta sua Intel Edison novinha em folha.

Se o Flash Tool retornou algum erro e/ou não foi possível restaurar a imagem do Yocto e sua placa continua "Brickada"... Aguarde alguns minutinhos, vá tomar um belo café e volte preparado para os passos a seguir.

Step 2: Método Chuck Norris - Pt.1

Baixe o DFU UTIL ( "dfu-util.exe" sem ele os passos a seguir não funcionarão):

http://dfu-util.sourceforge.net/releases/dfu-util-...

Configure as variáveis de ambiente do Windows:
Clique em: Painel de controle/Sistema/Configurações Avançadas do sistema, na janela que se abrir, selecione a aba "Avançado" e então clique em: "Variáveis de Ambiente". Na janela que se abrir, clique em "Novo..." Abrirá uma janela contendo duas caixas de texto; em "Nome da variável:" Coloque "PATH" (sem aspas) em "Valor da variável:" coloque "C:\Windows\System32" (sem as aspas).

Confirme com "Ok" e na janela anterior, "OK" novamente.

Reinstale todos os drivers da Intel Edison, disponíveis em:
https://software.intel.com/en-us/iot/hardware/edis...

Se solicitado durante a instalação inclua: RNDIS (remote network driver), Composite Device Class, DFU. Desconecte e reconecte a placa ao computador.

Coloque o dfu-util.exe e o arquivo *.zip (imagem do Yocto) em uma pasta de fácil memorização. Utilize o WinRar ou equivalente para descompactar o arquivo *.zip nesta pasta.

Repare que entre os arquivos, terá um que se chama "flashall" (flashall.bat), é este arquivo que usaremos a seguir.

Step 3: Método Chuck Norris - Pt.2

Verifique no Gerenciador de dispositivos qual porta COM foi atribuida à sua Intel edison.

Abra um Terminal Serial (utilizei o Putty) http://www.putty.org/ selecionando a opção "Serial", Serial line: COM7 (Verifique no gerenciador de dispositivos) Speed: 115200 e então clique em Open.

O putty neste momento, serve apenas para que você acompanhe o que está acontecendo com a placa, quais arquivos estão sendo copiados e quando o processo está finalizado.

Volte na pasta onde os arqivos foram descompactados e execute o arquivo flashall (flashall.bat) com duplo clique do mouse... ( como administrador em caso de erro )

Se o erro persistir, "libusb1.0.dll" baixe o seguinte arquivo:

http://dfu-util.sourceforge.net/releases/dfu-util-...

e coloque na pasta:

C:\Windows\System32

Continuando...

uma janela do MS-DOS se abrirá e entre outras informações, será solicitado (em Inglês) que você conecte e reinicie a placa. Aperte o Botão Reset da Intel Edison... Aguarde pacientemente porque o processo pode demorar até 5 minutos.

ao final do processo, a janela do MS-DOS se fechará automaticamente.

Como o Terminar Serial está aberto, você verá quando o processo de fato termina a a Intel Edison solicita o login

Agora sim, sua Intel Edison está novinha em folha, até parece que acabou de sair da caixa...

Step 4: Conclusão

Quando a imagem do Linux de Sua Intel Edison se torna "corrompida" e os drivers do "r"Windows deixam de funcionar corretamente principalmente dos drivers de RNDIS e DFU, é realmente muito chato resolver, é uma enorme dor de cabeça. existem vários tutoriais pela web (quase todos em Inglês), cada um deles propõe uma solução para o "brick" mas nem todos funcionam.

A primeira vez que aconteceu comigo, foi com aquele "tal" comando #opkg upgrade (com diretórios não oficiais da Intel na lista de diretórios) esse comando atualizou todas as libs, estourou o storage corrompendo linux... daí eu só tinha uma semana com a placa... imaginem o sofrimento.

Hoje eu já perdi as contas de quantas vezes minha Intel Edison Brickou, mas desta vez decidi documentar, anotei cada passo na expectativa de que este tutorial ajude a quem está enfrentando o problema pela primeira vez.

O método Chuck Norris também é muito bom para atualizar a imagem do Yocto.