Como Gerar Um Arco De Plasma?

1,299

10

Introduction: Como Gerar Um Arco De Plasma?

About: Seja bem-vindo ao meu Intructable! Meu nome é Victor, eu sou um entusiasta em eletrônica e física, áreas pela qual eu sou extremamente fascinado! Decidi criar este Instructable para colocar os projetos que des…

Neste tutorial, demonstro um circuito simples que pode ser usado para gerar um arco de plasma. Uma descrição mais detalhada estará presente em um vídeo no meu canal.
No meu vídeo apresento uma breve explicação sobre o que é uma descarga elétrica, uma montagem mais detalhada e explico o funcionamento do circuito.

Link abaixo! Se você puder assistir o vídeo, curtir, se inscrever e compartilhar isso vai me ajudar muito!

ATENÇÃO!: Este projeto gera altas tensões elétricas, por isso tome muito cuidado e siga as instruções de segurança que comento no meu vídeo!

Step 1: Lista De Materiais

Os materiais necessários para construir o "gerador" de arcos elétricos são:

  • Um transformador flyback (podem ser utilizados o comercial ou o "caseiro");
  • Um MOSFET IRF3205 de canal N (podem ser utilizados outros MOSFETS, nesse site é possível encontrar um equivalente https://alltransistors.com/ );
  • Um resistor de 100 ohm (podem ser utilizados outros valores como um de 220 ohm ou 330 ohm);
  • Um dissipador de calor para o MOSFET;
  • Dois fios de 0,80 mm encapados ou envernizados para as bobinas primária e de feedback (podem ser utilizados outros valores);
  • Uma chave táctil;
  • Uma fonte de 9V e 1A, essa fonte veio junto com um kit de eletrônica (podem ser utilizadas outras, 12V - 5V, 3A - 1A);
  • Uma placa de ensaios (protoboard) ou placa de circuito perfurada;

Observações: O flyback comercial ou o caseiro possuem as bobinas primária e de feedback, elas podem ser utilizadas! No entanto é necessário medir os pinos do flyback ou encontrar um datasheet com as pinagens corretas. Assim caso decida isso, ignore o processo de montagem das bobinas primária e de feedback.

Os componentes essenciais são o transformador flyback, o MOSFET e o resistor!

Step 2: Diagrama Esquemático

O circuito que vamos montar está representado no diagrama acima:

Step 3: Explicação Das Conexões

O MOSFET IRF3205 de canal N, possui 3 pinos.

O primeiro pino é o Gate (Porta) e está conectado a um dos terminais do resistor de 100 ohm, já o outro terminal do resistor de 100 ohm está conectado a um dos terminais da bobina de feedback. O terminal Drain (Dreno) do MOSFET está conectado ao outro terminal da bobina primária. O terminal Source (Fonte) do MOSFET está conectado a um dos terminais da chave táctil e outro terminal dessa chave ao GND. A junção entre as duas bobinas, no caso o center tape entre as bobinas primária e de feedback, está conectada ao terminal positivo da fonte de 9V.

É exatamente essa a conexão que deve ser feita, caso surja alguma dúvida não hesite em rever o diagrama esquemático ou em realizar perguntas.

Step 4: Circuito Pronto

O processo de montagem aparece no meu vídeo, para acessar o link basta ir no topo deste instructable.

Vou compartilhar aqui apenas algumas imagens do circuito pronto!

Step 5: Resultados

Após prender os terminais da bobina secundária a umas garras de suporte, conectar o circuito a fonte de alimentação e pressionar o botão para fechar o circuito pude gerar os arcos que estão nas imagens acima!

A minha fonte estava danificada, o que fazia com que o arco elétrico não fosse constate, mas sim pulsado. Decidi deixar assim pois não afetaria os meus propósitos.

As imagens foram feitas com o meu smartphone nas seguintes configurações:

  • ISO 100;
  • Exposições entre 2, 4, 8 e 16 segundos;
  • Distância focal ajustada manualmente;
  • Sem flash, ambiente totalmente escuro.

Relembrando que uma melhor explicação está no meu vídeo.

Tome muito cuidado caso vá reproduzir esse experimento, procure estudar sobre instruções de segurança para altas tensões elétricas. Isso é por sua conta e risco!

Obrigado por fazer a leitura!

Lembre-se de sempre alimentar a sua curiosidade!

Be the First to Share

    Recommendations

    • Rocks, Gems, and Stones Speed Challenge

      Rocks, Gems, and Stones Speed Challenge
    • Halloween Contest

      Halloween Contest
    • Organization Contest

      Organization Contest

    Comments