Máquina Térmica - Trabalho De Física Maristão

O projeto da máquina térmica consiste em rotacionar o catavento de maneira constante por meio da força do vapor da água, que sai com pressão, gerada pela lata esquentada.

Primeiramente, abra um furo na parte superior da lata de refrigerante, lembrando que o furo de ser muito pequeno, da espessura de um alfinete ou prego bem fino.

Depois, esvazie a lata e preencha com água ( use uma seringa para maior eficiência ), coloque água até no máximo metade da lata.

Para confeccionar a base, basta amarrar dois palitos de churrasco com pedaço de arame ( pode ser encontrado em embalagem de pão de forma ), repita o procedimento, assim terá base para a frente e para trás da lata.

Para aquecer a máquina, utilize um Rechaud ( pode ser encontrado em panelas de fondue ), ponha algodão e álcool para acendê-lo.

Após montar todas as partes da máquina, finque os palitos no isopor, acima do Rechaud e apoie a lata na base.

Agora falta montar o catavento. Pegue uma garrafa PET, papelão ou papel A4, faça um quadrado de aresta de 12 cm e corte as diagonais. Dobre os quatro triângulos que se formaram e finque isso no palito de churrasco com um alfinete.

Finalizado tudo, aqueça a lata e aguarde para que a pressão dentro da lata seja suficientemente forte para rotacionar o catavento.

Teacher Notes

Teachers! Did you use this instructable in your classroom?
Add a Teacher Note to share how you incorporated it into your lesson.

Share

    Recommendations

    • Indoor Lighting Contest

      Indoor Lighting Contest
    • Make It Fly Challenge

      Make It Fly Challenge
    • Growing Beyond Earth Maker Contest

      Growing Beyond Earth Maker Contest

    Discussions