Fazendo Manteiga Em Casa

Introduction: Fazendo Manteiga Em Casa

Olá! Vou mostrar como eu faço minha própria manteiga em casa.

Utilizo nata de leite in natura bovino (ou seja, do leite direto da vaca, sem passar por processo de pasteurização industrial) fervido, que vou armazenando em um recipiente com tampa no freezer, até que tenha a quantidade suficiente. Caso não tenha acesso a esse tipo de leite ou prefira, pode usar o creme de leite fresco, que terá o mesmo resultado (você encontra o creme de leite fresco à venda nos supermercados). Lembrando que quanto maior a concentração de gordura da nata ou do creme de leite fresco, melhor ficar a manteiga.

Fazendo sua própria manteiga, você terá a vantagem de poder temperá-la a seu gosto, colocar adicionais, como pimenta e ervas por exemplo, e deixar sua comida muito mais saborosa e pessoal, ou até mesmo não colocar tempero algum e utilizar-la em preparos de receitas doces, além de ser muito fácil de fazer.

O tempo de preparo é, em média, de 15 a 20 minutos.

Supplies

Você precisará de:

-Nata de leite integral ou creme de leite fresco gelados. Usei 500 g de nata;

-Batedeira;

-Água gelada;

-Sal;

-Opcional: ervas frescas (usei salsinha e manjericão);

-Um recipiente com tampa para o armazenamento da manteiga pronta.

Step 1: Batedura

O objetivo desta etapa é separar o líquido (soro) da gordura, que compõem a nata ou o creme de leite.

Pelo batimento, consegue-se, por ação mecânica, a aglomeração dos glóbulos de gordura. Este produto, separado da fase líquida, ao qual se pode adicionar sal ou outros temperos, denomina-se manteiga.

Para isso, retirei a nata do freezer e deixei descongelar. Coloquei-a ainda gelada na tigela da batedeira e deixei batendo por 10 minutos (esse tempo pode variar dependendo da sua batedeira, da quantidade de gordura e / ou do soro na sua matéria prima e também da temperatura). Pausei a batedura cerca de duas vezes e mexi com uma colher para incorporar a parte da nata que se deposita nas laterais da batedeira.

Para que não haja dúvidas, coloque as fotos dessa etapa na sequência correta das modificações que ocorrem na nata (ou creme de leite fresco). Observe que a medida que o tempo de batimento avança, a parte sólida fica aglomerada, enquanto a parte líquida fica depositada no fundo. Quando observar que há um aglomerado de gordura no centro da tigela e líquido no fundo, é hora de passar para uma próxima etapa.

Step 2: Lavagem Da Manteiga

O objetivo desta etapa é retirar o resíduo de soro da manteiga.

Para isso, coloque água gelada na tigela, mexa com uma colher de maneira que a água entre em contato com todas as partes da manteiga. Você observará que a água ficará branca e turva. Escorra, e acrescente novamente mais água. Repita o processo até que a água fique translúcida. Dessa vez, troquei de água 3 vezes. Coloquei as fotos desta etapa em ordem de execução novamente.

Durante a lavagem, se a manteiga ficar muito dura por causa da água gelada, pode colocar água em temperatura ambiente, que a manteiga amolecerá. Quando a água estiver translúcida, uma escorra e a manteiga estará pronta para a próxima etapa.

Step 3: Salga E Armazenamento Da Manteiga

O objetivo desta etapa é deixar a manteiga com o tempero que você gostar, ou então não temperá-la. Costumo separar uma parte sem sal para usar no preparo de receitas de doces. Dessa vez, separei a manteiga feita em duas partes, uma temperei somente com sal e outra com sal e ervas frescas picadas (usei manjericão e salsinha).

Para temperar, depois que escorri toda a água da etapa de lavagem da manteiga, com a manteiga ainda na tigela, acrescentei sal a gosto, mexi com uma colher e pronto. Depois de salgar, separei uma parte da manteiga e acrescentei salsinha e manjericão picados. Você pode adicionar o tempero que quiser.

Depois de temperar a manteiga, armazene-a em um recipiente com tampa e mantenha-a na geladeira. Quando for utilizá-la, retire-a um pouco antes para que ela amoleça um pouco. Lembrando de não deixá-la fora da geladeira por mais de 2 horas. Quanto ao prazo de validade, consumo em um prazo de no máximo 10 dias, já que eu utilizo um leite que não é pasteurizado.

Be the First to Share

    Recommendations

    • DIY Summer Camp Contest

      DIY Summer Camp Contest
    • First Time Author Contest

      First Time Author Contest
    • Metal Contest

      Metal Contest

    Comments