Introduction: Geraaaaaaldo • Galão Para Reaproveitar Água Da Máquina De Lavar

About: Artista brasileiro interessado em gambiarras no geral!

Esse dispositivo foi criado para nos ajudar com a "Crise da água", fabricada durante o governo Alckmin pela empresa SABESP. Aqui mesmo tem um tutorial sobre o nosso Teto Verde: https://www.instructables.com/id/Green-Roof-Teto-Verde/

No entanto, penso que seria uma boa solução a ser implementada, de fábrica, nas máquinas de lavar roupas convencionais.

A solução que eu pensei usa uma eletrobomba de drenagem e três registros. Fiz assim para evitar o esforço de carregar baldes de um lado para outro. Poderia ter feito um sistema muito mais simples, por gravidade, deixando a mangueira caindo direto numa bombona. Na bombona eu colocaria uma torneira na altura de um balde.

Lista de materiais:

  • Uma bombona de 100 litros. É o suficiente.
  • Uma eletrobomba de drenagem para máquina de lavar roupas. Qualquer uma serve. Custa em média R$ 30
  • Três registros.
  • Um metro de cano de pvc.
  • Junção T
  • Curvas em L
  • Flange

Se eu fosse refazer esse sistema, colocaria a bombona de cabeça para baixo, isso é, com as duas tampas voltadas para a parte de baixo. Em uma das tampas eu montaria a flange com a saída para a eletrobomba de drenagem (que o pessoal chama de "bomba de máquina de lavar") e deixaria a outra como tampão para esvaziar o sistema se necessário.

Nesse caso, eu faria dois furos na parte superior (que seria a parte sem as tampas). Um deles bem no meio, para a entrada de água. O outro, faria na lateral, para funcionar como ladrão (saída de água excedente).

Mas o jeito que eu fiz foi assim:

  1. Na lateral da bombona eu fiz um furo medindo 3/4 pol e conectei um flange. Desse flange, puxei uma mangueira para o meu cano de saída.
  2. Montei o sistema de registros com três registros. O primeiro, serve para direcionar a água da máquina para uma mangueira onde enchemos baldes. A gente usa esse para a primeira água, que sai com sabão. O segundo, direciona a água para a bombona, onde armazenamos. Por fim, o terceiro direciona a água para a saída de água, quando não temos mais para quê usar a água com sabão e a direcionamos para o cano de saída (para não misturar com a água limpa).
  3. Conectei a eletrobomba à flange, usando cola de cano. Fiz toda ligação elétrica isolando bem os contatos. Na parte superior do sistema, coloquei um botão enorme, que liga a eletrobomba. Na saída da eletrobomba, colei uma junção com rosca 3/4 pol e liguei nessa junção uma mangueira. Essa mangueira precisa ficar com a ponta voltada para cima, numa posição mais alta que o nível de água na bombona. Isso porque a eletrobomba é de drenagem e funciona por gravidade. Se você deixar a mangueira mais baixa que a bombona a água toda vai sair por gravidade!
  4. Montei o sistema inteiro num calço de madeira para manter a eletrobomba longe do chão.