Como Fazer Um Pinhole?

Introduction: Como Fazer Um Pinhole?

Grupo: Laila Klajmic, Helena Holland, João Rossi e Ricardo Dias

A câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. O nome pinhole, em português é "buraco de alfinete". Ela é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe quase nenhuma luz, ou seja, uma câmara escura com um pequeno orifício, onde a luz entra e se reflete invertida na parede oposta da caixa. Observando por um lado da caixa, observa-se no outro lado a imagem invertida. Portanto, se você apontar a sua pinhole para uma janela com prédios, você irá observar a imagem da janela com prédios invertida.

Ao colocarmos qualquer objeto luminoso ou iluminado em frente a câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício, ela é uma imagem real e invertida. O nosso olho se comporta de uma forma muito parecida com a pinhole, a luz entra pela íris e o orifício central é a pupila. Ao penetrar na pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada.

Supplies

  • 1 cartolina preta (pode ser utilizado um papel canson A3 se não tiver a cartolina);
  • 1 quadrado de papel vegetal de 10x10 centímetros;
  • 1 tesoura de qualquer tamanho;
  • 1 pedaço pequeno de papel alumínio (pode ser um quadrado de 5x5 centímetros);
  • 1 cola (bastão, líquida ou quente);
  • 1 lápis grafite;
  • 1 agulha de costura bem fina.

Step 1: 1º Passo

Com a cartolina em mãos, posicione-a na horizontal. Utilizando a tesoura, faça um corte na vertical (como na foto) formando dois pedaços de cartolina iguais, porém um deles precisa ter 3 centímetros a mais de comprimento.

Step 2: 2º Passo

Dobre o papel maior em dois pedaços, sendo que um deles precisa ter 2 centímetros a mais de comprimento.

Step 3: 3º Passo

Ainda com o papel maior de cartolina, dobre-o em 4 partes. No lado maior da cartolina (lado direito), faça uma dobradura de 4 centímetros, assim como o vídeo indica.

Step 4: 4º Passo

Agora, pegue a cartolina menor (que foi cortada inicialmente). Dobre-a em 4 partes, mas deixe 1 centímetro fora no lado da largura e 4 centímetros no outro lado (lado do comprimento).

Step 5: 5º Passo

Pegue a cartolina a pequena. Nela, você deve, na parte que você deixou para fora no passo anterior de 4 cm, desenhar meio círculos para dentro, assim como a foto mostra.

Step 6: 6º Passo

Utilizando a tesoura, corte os meio-círculos desenhados anteriormente.

Step 7: 7º Passo

Pegue a cartolina maior e faça pequenos cortes nas laterais, assim como o vídeo mostra.

Step 8: 8º Passo

Ainda na cartolina grande, junte as duas laterais, formando uma caixa. No encontro, passe a cola para juntá-los. Na lateral da caixa, haverá a parte de 4 centímetros que sobraram (realizado em outro passo) e que você fez os cortes no outro passo. Nessa área, você terá 4 pedacinhos de cartolina "soltos", abaixe dois e passe cola no encontro para juntá-las. Faça isso com as quatro partes.

Step 9: 9º Passo

Com a caixa da cartolina grande pronta, pegue a cartolina menor e junte as duas laterais da cartolina, formando uma caixa, assim como foi feito com a cartolina maior.

Step 10: 10º Passo

Pegue a caixa feita com a cartolina maior. Nela haverá uma extremidade com um pequeno quadradinho aberto e a outra extremidade estará completamente aberta. Na extremidade do quadradinho, pegue o pedaço de papel alumínio de 5x5 centímetros e cole as suas laterais na caixa preta.

Step 11: 11º Passo

Com a agulha de costura, faça um pequeno furo no centro do papel alumínio.

Step 12: 12º Passo

Pegue a caixa feita a partir da cartolina menor. Na extremidade lisa (sem os semi-círculos), faça pequenas dobraduras para baixo (assim como o vídeo mostra). Pegue o papel vegetal e corte um quadrado do tamanho do quadrado que a caixa forma, ou seja, um quadrado que tampe uma extremidade da caixa e cole-o na extremidade.

Step 13: 13º Passo

Com as duas caixas prontas, encaixe-as. Coloque a parte da caixa menor que está com o papel vegetal para dentro da caixa maior, fazendo com que o papel vegetal entre em contato com o papel alumínio.

Step 14: 14º Passo

Assim, você tem uma câmara escura! encaixe a face do rosto na parte cortada em forma de semi-círculos e aponte a parte do papel alumínio para uma superfície luminosa ou iluminada, você verá o objeto de forma invertida.

Be the First to Share

    Recommendations

    • Organization Contest

      Organization Contest
    • Rocks, Gems, and Stones Speed Challenge

      Rocks, Gems, and Stones Speed Challenge
    • Plastic Challenge

      Plastic Challenge

    Comments

    0
    Penolopy Bulnick
    Penolopy Bulnick

    1 year ago

    Nice job putting this together! Thanks for sharing :)